Dicas de Saúde

21/03/2017

Você sabia que dores de cabeça podem ter causas odontológicas?

FullSizeRenderTexto escrito por Janine Barbosa Rodrigues Teixeira

Enxaqueca, dor de cabeça ao acordar, dor no pescoço, dor nos ombros, muita gente sofre com esses problemas ao longo dos anos e não acha uma solução! Você sabia que essa solução pode ser encontrada muitas vezes dentro de um consultório odontológico? O problema, na maioria dos casos pode ser resolvido de forma simples, dependendo unicamente do correto diagnóstico.

Vários são os problemas odontológicos que podem se transformar em dores de cabeça:

Bruxismo (ranger de dentes)ou imbricamento dentário( apertar os dentes): o esforço feito pelo ranger e apertar dos dentes durante o período do sono pode tensionar a musculatura da face, aumentando o desconforto e as dores no dia seguinte. Esse esforço causa uma fadiga muscular com chances de se desenvolver em uma inflamação gerando dor em todo rosto, por isso, confundida com dores de cabeça.

-Problemas na estrutura dentária: dentes mal posicionados na arcada ou perda de algum dente  também podem ser responsáveis por sintomas de dores de cabeça. Issoprovoca uma alteração na posição da mandíbula, forçando a Articulação Temporo-Mandibular (ATM) e músculos da mastigação e posturais da cabeça, levando assim, à dores de cabeça.

 -Infecções dentárias: cáries, periodontites, gengivites e quaisquer outros quadros clínicos odontológicos também podem ter como sintoma a dor de cabeça. Isto acontece porque esses processos inflamatórios, se não tratados corretamente, podem atingir o nervo trigêmeo, que fica localizado próximo à estrutura dentária.

O papel do odontologista nesse tratamento

Depois de verificar que as dores de cabeça têm relação com a saúde  bucal , é fácil entender o papel do odontologista no tratamento de alguns tipos de dor de cabeça.

unnamedGeralmente essas dores cessam logo após a solução do problema inicial, mas  o dentista pode prescrever analgésicos ou outras medicações para diminuir o desconforto desses sintomas.

O Tratamento depende da causa do problema mas na maioria dos casos é feito ou com a colocação de próteses e implantes para reabilitar a mastigação e para que a mastigação ocorra dos dois ladosou com aparelho ortopédico orofacial, no caso de má posicionamento dental, atresia da maxila e respiração bucal, ou ainda com placa de mordida noturna (Bruxismo – ranger de dentes, e apertamento dental). No caso de desdentados totais, trocas periódicas (no máximo a cada cinco anos) das próteses, para reaver a dimensão vertical correta, perdida pela reabsorção óssea. Tem-se notado melhora em cerca de 80% dos casos de pacientes com dores de cabeça de origem tensional e quase 100 por cento dos demais casos!

Dra. Janine Barbosa Rodrigues Teixeira – CRO 8931

Cirurgiã Dentista

Clínica Acuratto Odontologia Especializada

https://www.facebook.com/accuratoodontologiaespecializada