Dicas de Saúde

12/06/2017

Você sabia que doenças na boca podem levar a dificuldade em engravidar?

FullSizeRenderQuando a mulher decide engravidar,  ela procura o obstetra ou ginecologista e faz uma série de exames para saber se está em condições de gerar o seu bebê com saúde e tranquilidade. Acontece que, para o corpo funcionar perfeitamente, todos os sistemas do nosso corpo devem estar bem cuidados e em perfeito funcionamento,  isso inclui a nossa boca. Uma pesquisa recente apresentada no encontro anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana mostrou que mulheres com doenças periodontais, ou seja na gengiva e ossos que sustentam os dentes,  demoravam cerca de dois meses a mais para engravidar do que as que tinham a boca saudável.

A explicação é que a doença periodontal é caudada por bactérias que se desenvolvem a partir do acúmulo de placa bacteriana não removida durante a higienização bucal , gerando uma  infecção e inflamação na gengiva e nos tecidos ao redor do dente. Assim, quando o nosso corpo reconhece a presença de bactérias em qualquer parte do nosso corpo, incluindo a boca, nosso sistema imune é ativado pela atuação das nossas células de defesa e liberam citocinas inflamatórias, proteínas importantes no controle da resposta imune. Essas citocinas podem cair na corrente sanguínea e se disseminar por todo o organismo, podendo, sim, levar uma dificuldade na concepção .

Uma outra pesquisa avaliou o endométrio (a camada interna do útero, responsável pela implantação do embrião) de mulheres que teriam periodontite crônica ( doença gengival crônica) e identificou alterações importantes que seriam responsáveis por uma maior dificuldade para engravidar.

Mas é válido ressaltar que a infertilidade pode ser multifatorial, ou seja, pode haver mais de uma causa para a dificuldade de engravidar.

Para reverter o quadro 

A causa mais comum da gengivite (e periodontite) é a falta de higiene. A partir do momento em que a mulher planeja engravidar, deve se preparar, com consultas em seu médico obstetra e também consultas com seu dentista para fazer um Check up odontológico Digital para  prevenir ou tratar as doenças gengivais. É importante que mulheres que já estejam com a gengivite instalada recebam o tratamento pelo dentista antes de engravidar, pois durante a gestação a gengivite pode causar prejuízos tanto para mãe como para o bebê.

Mas é válido ressaltar que a infertilidade pode ser multifatorial, ou seja, pode haver mais de uma causa para a dificuldade de engravidar.

Dra. Janine Barbosa Rodrigues Teixeira – CRO 8931

Cirurgiã Dentista

Clínica Acuratto Odontologia Especializada

https://www.facebook.com/accuratoodontologiaespecializada