Dicas de Saúde

10/07/2017

Tem idade certa para colocar aparelho ortodôntico no meu filho?

FullSizeRenderUma boa ideia, de acordo com a Sociedade Americana de Ortodontia, é obter uma avaliação ortodôntica para seu filho aos 7 anos de idade com um ortodontista, dentista com formação adicional, que é especializado em alinhamento e endireitar os dentes. A melhor época para o seu filho para obter aparelho ortodôntico depende da gravidade e da causa do desalinhamento dos dentes do seu filho.

Tradicionalmente, o tratamento com aparelho ortodôntico começa quando a criança já perdeu a maioria de seus dentes de leite,  geralmente aos 12 anos. Porém se o problema da criança não é apenas dentário e sim também ósseo, alguns ortodontistas recomendar uma abordagem que envolve o uso de um aparelho ortopédico, mas nem sempre aparelho ortodôntico, em uma idade anterior, enquanto a criança ainda tem a maioria de seus dentes de leite. Isto pode ser especialmente atraente para as crianças que estão estressadas ou envergonhadas por causa de dentes tortos ou problemas de mordida. Depois deste tratamento, quando a maioria dos dentes permanentes já nasceram, é que é colocado o aparelho ortodôntico, nestes casos esses acabam sendo mais rápidos do que quando não se usa o aparelho ortopédico!

Porém tudo vai depender da avaliação ortodôntica , e, em alguns casos, o tratamento pode começar antes dos 7 anos . Mas vale lembrar que, quanto mais nova a criança for, mais dificuldades terá para seguir o tratamento. O maior problema nessa fase da vida em relação ao aparelho é a assepsia. A criança nessa faixa etária não tem muita paciência de parar e escovar os dentes com toda a atenção e com os cuidados na escovação que o aparelho exige. Portanto, nesse momento, os pais devem auxiliar na limpeza adequada. Na verdade, alguns problemas são mais facilmente resolvidos com a criança ainda bem nova, pois ela ainda não completou o seu crescimento ósseo. Alguns problemas ósseos quando corrigidos prematuramente podem evitar uma cirurgia no futuro, que é bem mais incômoda do que o uso do aparelho ortodôntico.aparelho-mitos-770x403

Como saber se seu filho precisa usar aparelho nos dentes

O mais correto é levar o seu filho ao odontopediatra desde recém nascido, e este a medida que seu filho for crescendo este te avisará da necessidade de procurar um especialista. Porém se você não leva o seu filho ao dentista ainda, procure logo um especialista , principalmente se você observar que os dentes do seu filho estão nascendo desalinhados, se a mandíbula tem um desenvolvimento anormal, se ele não  mastiga normalmente ou dorme com a boca aberta.

Dra. Janine Barbosa Rodrigues Teixeira – CRO 8931

QualiOdonto Clinica Odontológica