Dicas de Saúde

24/08/2016

Pré-Natal Psicológico

A gravidez e a chegada de um filho é um momento único na vida das mulheres, mas sabemos também que é rodeado por dúvidas, questionamentos, receios e emoções. É um momento de muita felicidade na vida do casal, mas também requer cuidado para que haja adaptação às mudanças que ocorrem em suas vidas: fisiológicas, familiares e psicológicas.

Os aspectos psicológicos referentes às alterações no corpo, expectativas quanto à maternidade, dificuldades anteriores e posteriores ao parto, relacionamento conjugal e familiar precisam de tantos cuidados quanto os cuidados físicos.

Pensando nIMG_1878isso, elaboramos o programa Pré-Natal Psicológico que consiste em atendimento psicoterapêutico às gestantes ou ao casal grávido durante toda a gestação, puerpério e pós-parto.

Os encontros podem acontecer em consultório ou a domicílio visando um trabalho psicoterápico e educativo a respeito das demandas que surgirem na gestante ou no casal grávido. Os principais tópicos abordados são: vínculos pais/bebê; funções maternas e paternas; bebê – expectativa e realidade; sexualidade na gravidez; sexualidade no pós-parto; relação conjugal; escolha do parto; medo do parto e de dores; idealização da maternidade e família; integração dos irmãos mais velhos ao novo bebê, dentre outros.

O Pré-Natal Psicológico facilita a integração da gestante e do casal grávido a todo o ciclo que envolve gravidez e pós-parto, facilita o envolvimento pais-bebê, prepara os pais para exercer as funções paternas e maternas e auxilia o desenvolvimento da saúde psicológica da família. O pré-natal psicológico ajuda a prevenir dificuldades emocionais na gestante, assim como depressão na gravidez, baby blues e depressão pós-parto.

Clarissa Suassuna CRP 01/18113