Dicas de Saúde

06/01/2017

O que é Endocrinologia Ginecológica?

Texto escrito por Dra Marianna Salvio

pr_107_fp-574A endocrinologia ginecológica é uma área de atuação que resulta do casamento da Ginecologia com a Endocrinologia.  Ela estuda a ação dos hormônios e glândulas do corpo feminino, assim como suas patologias.

  • Transição da infância para a puberdade e Transição do climatério para a menopausa;
  •  Investigações de puberdade precoce ou tardia;
  • Alterações do ciclo menstrual e Contracepção;
  • Rastreio das doenças ginecológicas endócrinas mais frequentes
  • Avaliação da função tireoideana;
  • Avaliação pré-gestacional;
  • Investigação inicial de infertilidade;
  • Reposição hormonal na pré e pós menopausa;
  • Alterações do metabolismo dos lipídeos
  • Rastreio e tratamento de osteoporose,

Para que vocês possam entender melhor, contarei um pouco do meu caminho dentro desta especialidade apaixonante.

Sou ginecologista por formação e atuo na área há aproximadamente oito anos.  Ao concluir a residência médica, já havia me apaixonado pelos hormônios femininos e pretendia me aprofundar neste ramo de conhecimento.  Inicialmente, o melhor caminho parecia ser prestar uma nova prova de residência para Reprodução Humana.  Com o passar do tempo, percebi que, esta área estudava profundamente os hormônios sexuais femininos envolvidos no processo reprodutivo e que os demais sistemas endócrinos eram estudados de forma mais superficial.  Meu desejo era trabalhar com a saúde feminina como um todo, podendo abranger pacientes de todas as faixas etárias e com patologias ou desequilíbrios hormonais além do sistema reprodutivo.

Em 2014, iniciei uma pós-graduação em Endocrinologia e Metabologia. Para cuidar da saúde feminina como um todo, eu precisaria me aprofundar no conhecimento de seus sistemas endócrinos e suas particularidades.  Esta experiência abriu meus horizontes e atualmente posso buscar conhecimentos nas duas especialidades e trazer para o consultório uma visão focada no funcionamento do corpo feminino.

Atualmente cuido da saúde da mulher, desde a transição da infância para a puberdade e até a transição do climatério para a menopausa.  Mais comumente isto abrange as investigações de puberdade precoce ou tardia, alterações do ciclo menstrual, contracepção, rastreio das doenças ginecológicas mais frequentes (exames de Papa Nicolau, ecografias, mamografias), função tireoideana, avaliação pré-gestacional, investigação inicial de infertilidade, reposição hormonal na pré e pós menopausa, rastreio e tratamento de osteoporose, alterações do metabolismo dos lipídeos entre inúmeras outras doenças e alterações que podem ocorrer ao longo da vida de nossas pacientes.

A endocrinologia ginecológica é uma área que vem conquistando cada vez mais espaço na medicina moderna, impactando de forma positiva a saúde, bem-estar e longevidade de todas as mulheres.

Dra Marianna Zambelli Salvio

CRM 17185 – DF