Dicas de Saúde

22/11/2016

Meu bebê acorda durante a noite. Devo deixá-lo chorar até voltar a dormir?

Texto escrito por Clarissa Suassuna Psicóloga

Uma das perguntas mais frequentes que mães de bebês acima de 6 meses escutam é: “Ele já dorme a noite toda?” Essas perguntas aliadas a “receitas infalíveis” para o bebê dormir acabam por confundir os pais quanto ao que fazer com o sono do bebê. Muitas pessoas sugerem que a melhor forma de fazer o bebê voltar a dormir é deixá-lo no quarto chorando até que adormeça (temos no mercado inclusive algumas literaturas que incentivam essa prática). E nesse período ainda indicam que é interessante que a mãe coloque um fone de ouvido para não ouvir seu bebê chorando para que a mãe não caia no choro também.

Essa não é uma boa solução. Acredito que se fizer isso o bebê vai se sentir desamparado e vai ficar mais dependente ao longo do dia. Além disso, pode gerar traumas. O que pode ser feito é ajudar o bebê a se acostumar a voltar a dormir sozinho. Mas como assim? Adultos e bebês despertam em alguns momentos durante a noite, seja para beber água, por algum incômodo ou simplesmente mudar de posição. O mesmo acontece com os bebês, só que estes não sabem ainda voltar a dormir sozinhos e precisam ser ninados para que isso aconteça.

O ideal na hora que o bebê acordar de madrugada é: se posicionar ao seu lado, muitas vezes sem precisar tirar o bebê do berço, tocar o bebê para ele sentir a presença da mãe ou do pai e falar ou cantar algo que o bebê esteja acostumado para a hora de dormir. Além disso, algumas coisas precisam ser observadas:

Rotina: Devemos proporcionar ao bebê uma rotina adequada para a sua idade, seguindo horários padrões para as sonecas do bebê e alimentação. Além disso a rotina noturna do bebê deve ser tranquila, sem estímulos exagerados e sem brincadeiras. O banho noturno é válido para acalmar o bebê.

Alimentação: Devemos alimentar os bebês adequadamente ao longo do dia para evitar que ele venha a acordar por estar com fome.

Fraldas: Devemos nos atentar às fraldas dos bebês de madrugada. Se estiverem cheias, dificilmente o bebê conseguirá dormir.

Saúde do bebê: É importante que o bebê esteja em acompanhamento mensal com o pediatra para certificar que está tudo bem com a saúde do bebê.

É importante ainda que nós tenhamos consciência que cada bebê é diferente um do outro e que ao mesmo tempo que um bebê pode dormir por 8 horas seguidas, o outro pode dormir no máximo 5 horas seguidas.

Boa sorte e bons sonhos!

 

Clarissa Suassuna  CRP 01/18113