Dicas de Saúde

10/06/2016

Menopausa – Como a alimentação pode ser sua aliada nessa fase.

A chegada na menopausa traz para nós mulheres diversas dúvidas e anseios. É um período da vida que o nosso corpo passa por mudanças importantes podendo afetar nosso humor e até mesmo a rotina muitas das vezes em função de sintomas como as ondas de calor e irritabilidade, por ex.

Nessa fase parece que ganhar peso se torna mais fácil do que era há alguns anos. E isso de fato acontece e se deve pela queda do estrogênio que promove maior acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal. Porém a adoção de hábitos alimentares saudáveis e de uma dieta balanceada e individualizada pode desacelerar esse processo, reduzindo os sintomas e auxiliando na perda de peso. Isso reduz os riscos para doenças como diabetes, hipertensão e osteoporose. Dentre os alimentos que atuam como auxiliares no tratamento, podemos citar a soja e os produtos feitos à base dessa leguminosa. As isoflavonas presentes, fazem parte do grupo de fitoestrógenos, que apresentam efeito similar ao do estrogênio no nosso organismo. Dessa forma possui ações como a redução do colesterol, diminuição do risco de câncer de mama e melhora da saúde óssea. Demais nutrientes como a vitamina E, vitamina D, cálcio, zinco, ômega 3 assim como, os antioxidantes, as fibras e o triptofano também devem fazer parte da dieta. Converse com sua nutricionista. Ela irá te orientar sobre a melhor forma de combinar os alimentos para que cada um desses nutrientes possa ser aproveitado corretamente, observando sempre sua rotina, hábito e preferências alimentares.

Falaremos num próximo texto mais especificamente sobre o chá de folha de amora. Ele tem sido cada vez mais citado e consumido pelas mulheres nessa fase da vida e traz consigo alguns benefícios atuando como coadjuvante no combate aos sintomas da menopausa.

 

Tatiana Magri    Nutricionista / CRN/1 n° 9875

E-mail: tatiananutri@thaliamaia.com.br

Marcação: 99680-4400

Fontes:

  • Rafael Moraes Pinto , Eduardo Siqueira Fernandes,Vera Maria Peters, Martha de Oliveira Guerra - Menopausa: tratamento hormonal e fitoterapia. Revista Interdisciplinar de Estudos Experimentais, v. 1, n. 2, p. 32 - 37, 2010