Dicas de Saúde

03/09/2016

Gestante pode ir ao dentista? Saiba sobre o Pré-Natal Odontológico

Texto excrito por Janine Barbosa Rodrigues Teixeira CRO 8930

Pode sim, e fará bem à mãe e ao bebê. Claro que alguns cuidados devem ser tomados como: a anestesia
deve ser especial, a posição da gestante na cadeira é diferenciada, o tempo que a gestante passa na cadeiraFullSizeRendertambém tem que ser menor, além de que o dentista tem que estar apto para atender esse público.
Durante a gestação a mulher passa por várias alterações hormonais, as quais também interferem na boca.  Na gestação a boca fica mais seca e juntamente com a azia e os enjoos matinais aumenta a chance da mulher desenvolver a doença cárie. Além disso alterações ocorrem na gengiva deixando elas mais suscetíveis a uma infecção , infecção essa que pode levar a um parto pré-maturo e nascimento de bebês com baixo peso, além de dificultar o controle da diabetes gestacional. Você se assustou? Calma, durante a gestação procure o seu dentista e faça o pré-natal odontológico e o exame de check up digital, com isso você previne a ocorrência desses eventos.

 

Pré-Natal Odontológico

Além do acompanhamento médico e a realização do pré-natal, as gestantes devem também ser acompanhadas por dentistas para que mantenham sua saúde bucal em dia evitando o aparecimento de doenças que podem afetar sua saúde e também a do bebê.

Pré Natal Odontológico:

  • a gestante faz um exame chamado Check Up Digital que detecta e previne as doenças bucais que podem interferir na gestação;
  • faz pelo menos 3 limpezas durante a gravidez para diminuir o nível de bactéria na boca
  • e também recebe informações:
    • como cuidar da saúde oral do recém nascido;
    • qual marca de chupeta é menos prejudicial;
    • a importância da amamentação e como ela interfere no crescimento harmônico da face;
    • o que esperar quando os dentinhos do bebê estiverem nascendo;
    • e até como evitar que as bactérias da boca dos cuidadores passem para o bebê.

Enfim, ir ao dentista durante a gestação é bem mais importante do que você possa imaginar, vai trazer benefícios tanto para você, para sua gestação e para o futuro da saúde oral do seu filho.

 

Dra. Janine Barbosa Rodrigues Teixeira Cro 8930

Chefe do Programa de Saúde Oral em Gestantes da Clínica Accurato Odontologia Especializada

Tel : 3711-3499