Dicas de Saúde

18/05/2016

Fisioterapia pélvica na gestação

Durante a gestação a fisioterapia pélvica visa o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico já que este músculo recebe grande sobrecarga devido ao crescimento uterino, assim como prevenir/tratar a incontinência urinária e preparar para o parto.

FISIOEPELVE LogoTodo o trabalho realizado na clínica é feito individualmente focando as necessidades de cada paciente. São realizados alongamentos, fortalecimento e relaxamento de músculos específicos para preparar o corpo para as mudanças fisiológicas que ocorrem durante esse período. Além disso, as pacientes recebem orientação em relação a posturas corretas e adquirem uma melhor consciência corporal. O acompanhamento durante o período gestacional visa melhorar a qualidade de vida da paciente, minimizando os desconfortos que podem surgir.

A partir da 12ª semana de gestação a paciente pode começar a fisioterapia pélvica. Inicialmente se faz o fortalecimento do assoalho pélvico, e posteriormente, por volta da 34ª semana, é realizado o treino de flexibilidade e alongamento da musculatura através da massagem perineal e Epi-No – um balão de silicone que permite o alongamento gradual dos músculos do assoalho pélvico. Isso auxilia a paciente no treinamento expulsivo na hora do parto, podendo ajudar a evitar a episiotomia e/ou laceração perineal.

A preparação para o parto é realizada mais no final da gestação. A paciente e o marido recebem orientações sobre o processo de trabalho de parto, exercícios que permitem que a mulher fique mais confortável, sendo o papel do marido ajudar para que ela se sinta segura e relaxada.

No pós-parto o enfoque da fisioterapia é nos músculos abdominais, assoalho pélvico e orientações posturais. No caso do assoalho pélvico essa musculatura sofre com a sobrecarga do bebê e o estiramento durante o parto, com isso precisa ser tratado durante o período gestacional e após o parto. A diástase abdominal é tratada com exercícios específicos que ajudam o abdômen a recuperar sua força e diminuir a flacidez provocada pela gestação.

A clínica conta com 09 fisioterapeutas especializadas em Fisioterapia Pélvica. Os currículos de todas as fisioterapeutas estão disponíveis no site www.fisioepelve.com.br e mais informações sobre o trabalho realizado pela equipe.