Dicas de Saúde

10/08/2016

Estou de dieta! E agora?

Não é de hoje que quando ouvimos falar que alguém “está de dieta” logo pensamos que a pessoa está sofrendo com várias restrições alimentares. Isso porque o termo “dieta”, atualmente, tornou-se sinônimo de restrição alimentar e de comida sem graça e não prazerosa. Uma chuva de “não pode isso”, “não pode aquilo”, isso engorda, aquilo emagrece! Com isso ficamos atordoados com tanto “pode e não pode”.

O problema é que ninguém consegue viver a vida toda sem consumir um alimento que gosta apenas porque foi restringido. Em algum momento esse alimento será consumido. Porém, será acompanhado de culpa e com isso virá o sentimento de fracasso ou incapacidade de “seguir a dieta”.

Por isso, dietas muito restritivas podem até funcionar a curto prazo, mas não se mantém por muito tempo, pois em algum momento iremos voltar a praticar o mesmo hábito alimentar inadequado que existia anterior à “dieta”.

Mas será que dieta se resume apenas a isso?

A palavra “dieta” tem origem do latim “diaeta” que vem do grego “díaita”, que significa “modo de vida” e sendo assim se refere ao nosso hábito alimentar diário. Logo, podemos considerar que todos nós fazemos dieta, pois nos alimentamos diariamente, e mais importante do que restringir nossa dieta, é aprender a se alimentar melhor. Para isso é essencial saber que tipo de alimento se está consumindo e como ele pode influenciar na nossa qualidade de vida. A isso, chamamos de reeducação alimentar. Não adianta excluir certos alimentos ou grupos alimentares da alimentação. Nosso corpo precisa de uma variedade de nutrientes que está presente em diversos alimentos.

Dessa forma, um bom plano alimentar, para ser exitoso, deve ser variado e equilibrado, fornecendo todos os nutrientes necessários para a manutenção da nossa saúde. Assim é possível obter padrões de alimentação saudáveis para a vida inteira. Para isso, o auxílio de um bom profissional pode fazer toda a diferença. Não só para a elaboração de um plano alimentar equilibrado e saudável, como também para auxiliar no processo de reeducação alimentar, para que possamos aprender a nos alimentar corretamente e termos saúde não só no curto prazo, mas para toda a vida.

 

Tatiana Magri    Nutricionista / CRN/1 n° 9875

E-mail: tatiananutri@thaliamaia.com.br