Dicas de Saúde

17/01/2017

É importante a avaliação do Andrologista para um casal infértil?

Texto escrito por Dr Tiago Serra David

image1 Sim! O andrologista é muito importante para o tratamento do casal infértil, pois é ele o responsável  pelo tratamento de uma parcela significativa destes pacientes.

Primeiro vamos falar um pouco sobre o que é um casal infértil. O diagnóstico de infertilidade é feito quando um casal está tentando obter uma gestação, sem sucesso, há mais de um ano. Isso acontece com cerca de 15% dos casais. Destes, aproximadamente 30% possuem como causa um fator masculino exclusivo (quando o homem tem alguma alteração que está dificultando a gestação). Outros 20% possuem fatores femininos e masculinos (quando a mulher e o homem têm alterações que justificam a dificuldade para engravidar).

São muitas as alterações no homem que podem contribuir com o insucesso de se gerar um filho. Dentre estas causas, existem algumas que possuem tratamentos que possibilitam a cura e a possibilidade de se obter a gestação naturalmente.  Outras podem ser abrandadas e assim diminuir a complexidade e o custo do tratamento necessário para engravidar.

Por isso, para conseguir se determinar qual o motivo da infertilidade e a complexidade do tratamento a ser seguido, é fundamental que o paciente seja avaliado pelo Andrologista. Ele vai realizar uma série de questionamentos, exame físico, e quando necessário, solicitar exames complementares. Importante ainda informar que todo o homem que deseja um dia ter filhos pode procurar o Andrologista a qualquer momento. Pois é durante a consulta que poderá ser identificada alguma alteração que comprometa a fertilidade e ser realizado o tratamento adequado.

Dr. Tiago Serra David

CRM DF 16659

Andrologista da equipe de Reprodução Humana da Maternidade Brasília