Dicas de Saúde

11/01/2017

É comum a LUBRIFICAÇÃO VAGINAL REDUZIR após o parto. Saiba o motivo. Sexualidade no pós-parto.

Quando falamos da dinâmica sexual do casal que acaba de ter um bebê, não há dúvidas que as alterações psicossociais influenciam muito mais que as alterações fisiológicas. Porém, existe um problema fisiológico desse período deixado de lado muitas vezes mesmo por profissionais da área. Estou falando da LUBRIFICAÇÃO VAGINAL DIMINUÍDA.

thalia-6A elevação da prolactina, hormônio responsável pela produção do leite materno, associado à redução nos níveis de estrogênio, com o término da gestação, pode resultar em redução na lubrificação vaginal. Essa redução pode levar ao desconforto durante a penetração e a dor funciona como um novo gatilho de evitação. Quando somamos a memória dolorosa à dificuldade de conseguir tempo livre para a atividade sexual, mais o cansaço … entendemos que o interesse na procura sexual diminua ainda mais.

Soluções disponíveis para melhorar a lubrificação:

  • lubrificante vaginal (base de solução aquosa) usado no momento do ato sexual;
  • estrogênio tópico (preferencialmente os menos absorvíveis para não influenciar na produção do leite materno);
  • NÃO devemos usar estrogênios orais por interferirem na lactação.

É muito importante saber que os fatores emocionais são comuns, mas eles não são os únicos. O ressecamento vaginal no pós-parto é frequente e devemos lembrar dele ao invés de considerar tudo parte da falta de interesse da mulher.

Leia mais sobre Mudanças que prejudicam a sexualidade no pós-parto por Dra Thalia Maia.

 

Dra Thalia Maia   CRM DF 19006

Ginecologista e Obstetra