Dicas de Saúde

16/06/2016

Dúvidas na Gestação: atividade física, bebidas, dirigir, relação sexual, sinais de alerta.

ATIVIDADE FÍSICA
Natação, hidroginástica e caminhadas são bem-vindas se a gestação segue sem alterações. Esforço físico intenso e com grande impacto e carga devem ser evitados.

BEBIDAS
O álcool prejudica o desenvolvimento do bebê. Sucos e água são os mais indicados. Ingerir com moderação refrigerante e bebidas com muito açúcar, não queremos um ganho de peso elevado, não é mesmo?

DIRIGIR
Com cuidado e com uso adequado do cinto de segurança, ok. Evitar dirigir nos últimos dois meses, tanto pelo desconforto causado pelo aumento do útero como pela possibilidade de emergências ou dor durante a direção podendo acarretar acidentes no trânsito pelo desvio de atenção.

RELAÇÃO SEXUAL
Sim, com certeza, sim! – ajustando a melhor posição para o casal pelo tamanho da barriga. Em alguns casos como sangramento, ameaça de aborto ou parto prematuro deve ser evitado relação sexual e orgasmo com ou sem penetração.

SINAIS DE ALERTA
Entre em contato com seu médico e procure uma emergência.
Diminuição dos movimentos do bebê,
Sangramento vaginal,
Perda de líquido vaginal
Contrações frequentes e dolorosas.

TIPO DE PARTO
O obstetra poderá ajudar nessa escolha. Se as condições forem favoráveis para um parto natural e a vontade da mulher for esta, que seja respeitado este momento. Caso seja cesariana, ter em mente que o melhor é o mais seguro onde mãe e feto estarão bem e saudáveis.

Dra Thalia Maia Ginecologista e Obstetra CRM DF 19006

dra@thaliamaia.com.br   Marcação 99680-4400