Dicas de Saúde

03/09/2016

Diabetes Gestacional – Importância do acompanhamento nutricional

Diabetes Gestacional – Importância do acompanhamento nutricional

O diabetes gestacional é a alteração metabólica mais comum na gestação. É caracterizada por algum grau de intolerância à glicose (níveis de glicose no sangue acima do recomendado) com início ou reconhecimento durante a gravidez. Na maioria das vezes, acontece em função da incapacidade do organismo materno em compensar esse aumento que naturalmente ocorre na gestação.

Foto profissionalO controle dos valores de glicose no sangue durante a gestação é importante para evitar complicações para a mãe e para o bebê. Se bem controladas, as gestantes com diabetes têm as mesmas chances de terem uma gestação saudável que as mulheres que não desenvolvem essa alteração durante a gestação.

A obesidade e o sobrepeso anterior a gestação são considerados fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes gestacional. Dessa forma, recomenda-se àquelas mulheres que pretendem engravidar que realizem acompanhamento nutricional e reeducação alimentar. Da mesma forma, o ganho de peso excessivo durante a gestação também predispõe a gestante ao desenvolvimento dessa alteração.

O acompanhamento nutricional tem como objetivo garantir as necessidades nutricionais específicas da gestação e promover o adequado ganho de peso materno, além de manter os níveis de glicose no sangue dentro dos valores recomendados. Mesmo em gestantes com excesso de peso e diabéticas, não é recomendado a realização de dietas restritivas que visem a perda de peso.

A dieta deve ser adequada em quantidade e qualidade, permitindo o fornecimento adequado de energia e dos nutrientes importantes durante a gestação. Recomenda-se o aumento do consumo de fibras, fornecido por cereais integrais e vegetais, devendo-se evitar o consumo excessivo de frutas, além de não ser indicado permanecer grandes períodos em jejum. O uso de adoçantes deve ser avaliado e recomendado pelo profissional que a acompanha, já que alguns deles podem não ser seguros durante a gestação.

Sendo assim é importante que a gestante com diabetes gestacional seja acompanhada também por um nutricionista para que possa receber todas as informações necessárias sobre a alimentação recomendada nessa situação.

 

Tatiana Magri    Nutricionista / CRN/1 n° 9875

E-mail: tatiananutri@thaliamaia.com.br

Fontes:

  • Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes  (2015-2016). -