Dicas de Saúde

25/11/2016

Consumo de café na gestação

É muito comum as gestantes questionarem sobre qual a quantidade segura de café ou se o mesmo é contraindicado durante a fase de gestação. Na verdade, quando nos referimos ao consumo de café pelas gestantes, nos preocupamos com a cafeína presente em alta concentração nessa bebida. Ultimamente diversos estudos tem buscado entender os efeitos que a cafeína exerce no organismo materno e sua relação com o desenvolvimento do bebê.

IMG_8496A cafeína tem ação estimulante e promove alterações comportamentais como melhoria do estado
de alerta e da capacidade de concentração, promove maior energia e melhora do desempenho na realização de tarefas simples, além da diminuição da sonolência e do cansaço. Porém, quando falamos do consumo de cafeína pelas gestantes, tem sido demonstrado que a ingestão excessiva de bebidas e alimentos contendo cafeína é capaz de aumentar os riscos de partos prematuros, nascimento de bebês com baixo peso e até mesmo malformação congênita. Isso leva a recomendação atual para a redução do consumo de cafeína durante toda a gestação. Dessa forma, o consumo não é contraindicado, mas não pode ser excessivo.

É importante ressaltar que a cafeína está presente em outras bebidas além do café. Dentre elas podemos citar o guaraná, refrigerantes a base de cola, mate, chá verde e chá preto. Além disso, alimentos como chocolate e cacau também apresentam cafeína em sua composição.

Desta forma, é recomendado que seja feita uma avaliação detalhada do hábito alimentar da gestante, e que a mesma receba orientações individualizadas. A avaliação do comportamento alimentar é de fundamental importância para que possa ser feita a adequação das quantidades de alimentos a serem ingeridos sem causar riscos para a gestação. O acompanhamento nutricional e as orientações nutricionais específicas visam auxiliar a gestante a obter uma alimentação saudável e adequada às suas necessidades nutricionais.

Drª Tatiana Magri

Nutricionista Clínica

CRN-1/9875

http://tatianamagri.com.br/