Dicas de Saúde

12/06/2017

Conheça os métodos contraceptivos de longa duração reversíveis:

Bastão contraceptivo: 

O implante anticoncepcional é um pequeno bastão de cerca de 4cm de comprimento e 2mm de diâmetro, que é introduzido embaixo da pele do braço não dominante por meio de um aplicador descartável.

O bastão contraceptivo atua impedindo gestação por liberar progesterona. Sim, ele é um método hormonal, porém não contém estrogênio. Por isso é uma boa opção para pacientes com risco de trombose, enxaqueca e além das que querem melhorar a TPM com uma dose menor de hormônio.bastão

É um método de longa duração como os Dius. Não dependendo da memória para uma eficácia satisfatória. Tem duração de 3 anos.

Outra vantagem é poder ser colocado em meninas que ainda não iniciaram atividade sexual e estão planejando se proteger para começar. Ao contrário do diu que precisa ser inserido no útero, ou seja, o hímen precisa já ter rompido, o implante é no braço.

Dispositivo intrauterino (DIU):

O DIU é um pequeno objeto em forma de T que é inserido no útero pela ginecologista e é um eficaz método contraceptivo.

Atualmente, existem 2 tipos de DIU: com e sem hormônio. O DIU sem hormônio é o DIU de cobre.

Alguns pontos importantes:
O DIU pode ser colocado dentro do consultório ginecológico. O procedimento de inserção é simples, rápido, mas pode ter algum desconforto durante a colocação.

Algumas pacientes podem colocar com sedação por maior sensibilidade a dor ou quando nunca tiveram parto normal e o colo do útero é mais estreito.diu
informe a sua ginecologista seu histórico pessoal e familiar de saúde, sua rotina e estilo de vida, para que ela oriente sobre os métodos contraceptivo e te ajude a decidir o melhor para você.