Dicas de Saúde

16/02/2017

Carnaval, beijo e odontologia

Texto escrito por Dra Janine Barbosa Rodrigues Teixeira

FullSizeRenderOs batimentos cardíacos chegam a 150 por minuto, cerca de 29 músculos são movimentados e, em média, 12 calorias são perdidas em um beijo caprichado. Mas nem só de benefícios para o corpo é feito esse encontro entre os lábios. O beijo, pode transmitir doenças e, apesar de em algumas delas essa relação ainda não estar totalmente confirmada, é bom ficar atento.

A boca é um local repleto de bactérias: mais de 800 espécies diferentes já foram identificadas! Claro, que nem todas causam doenças nos seres humanos. Porém, probleminhas como cárie, gengivites, periodontites e até mau hálito podem acontecer por bactérias transmitidas pelo beijo. Além desses problemas já foram confirmados várias outras doenças que podem ser transmitidas pelo beijo como a hepatite B, herpes bucal, candidíase, gonorreia, mononucleose, sífilis, tuberculose, catapora, etc.

Quando as pessoas se beijam, acontece uma troca de salivas, o que permite o contato com vírus e/ou bactérias, presentes na saliva e na secreção respiratória da pessoa que está infectada, passando essas para o seu organismo. Resíduos de saliva da pessoa que você beijou permanecem em sua boca por até três dias. E se você estiver com Inflamações como aftas e gengivite, a entrada dessas bactérias ou vírus no seu corpo ficam ainda mais fáceis.

Para diminuir o risco de pegar a bactéria alheia, capriche na escovação, não abra mão do fio dental diariamente e faça no mínimo uma visita semestral ao seu dentista, assim você mantem a sua saúde bucal em dia e ainda fortalece a imunidade bucal, fazendo com que as bactérias não encontrem um ambiente propício ao desenvolvimento.

Na dúvida, não deixe de procurar o seu dentista antes do beija beija do carnaval, para curtir essa festa sabendo que sua boca está livre de portas de entradas para as bactérias e vírus. E não custa nada dar uma passadinha depois também, vai que você pegou alguma doença, assim essa será detectada bem no início e terá uma chance maior de cura, principalmente se seu dentista fizer uso do exame de Check up Digital Preventivo. Bom Carnaval!

 

Dra. Janine Barbosa Rodrigues Teixeira – CRO 8931

Cirurgiã Dentista

Clínica Acuratto Odontologia Especializada

https://www.facebook.com/accuratoodontologiaespecializada