Dicas de Saúde

05/01/2017

Alterações bucais durante o período menstrual

Texto escrito por dra Janine Barbosa

FullSizeRenderDurante o período menstrual, a prevalência de doenças gengivais aumenta. Alguns pacientes podem queixar-se de sangramento gengival ou de uma sensação de tensão na região gengival nos dias que precedem o fluxo menstrual. Isso porque aumenta-se o nível de fluido gengival e com isso o número de bactérias na boca. Para minimizar esses sintomas o indicado é procurar o seu dentista para que este faça um plano de acompanhamento gengival , que pode ser de 3 em 3, 4 em 4  ou 6 em 6 meses. O importante é não se descuidar para que esses sintomas não piorarem com o passar do tempo.

Alterações gengivais mais graves do que as citadas a cima, no período  menstrual não aparecem com frequência, mas alguns problemas ocasionais podem aparecer, esses são atribuídas a problemas hormonais, e em alguns pacientes podem ser acompanhadas por histórias de disfunção ovariana.  Nesses casos além das visitas regulares ao seu dentista , você deve ser acompanhada de perto pela sua ginecologista.

Menarca e Odontologia

A maioria dos casos de inflamação gengival ( famosa gengivite), ocorre por higiene oral inadequada, muito comum em adolescentes,  o que leva a acúmulo de placa dental e cálculo. No entanto, outros fatores podem influenciar na inflamação gengival, como a puberdade. Essa leva a alterações hormonais que deixam a gengiva mais susceptível a colonização bacteriana, o que pode desencadear uma doença chamada Gengivite Puberal, mais encontrada entre adolescentes na faixa etária dos 9 aos 14 anos de idade.

A Gengivite Puberal em meninas costuma acontecer junto a menarca ( primeira menstruação) e responde lentamente a terapias locais, necessitando então de um controle rigoroso do dentista. Porem após esse período de adaptação hormonal e se a adolescente fez um controle gengival correto com o seu dentista,  ela tende a desaparecer.

Uma boa conduta seria, além de levar as pré-adolescentes ao ginecologista, levá-las também a um dentista para orientá-las sobre as mudanças bucais que podem ocorrer nessa nova fase de suas  vidas .

Dra. Janine Barbosa Rodrigues Teixeira – CRO 8931

Formada em odontologia pela Universidade de Brasília (Unb)

Pós graduado pela ABO- Brasilia em Dentistica Restauradora

Excelência em Estética pelo Fahl Center

Clínica Acuratto Odontologia Especializada

https://www.facebook.com/accuratoodontologiaespecializada