Dicas de Saúde

04/05/2016

Alimentação adequada durante a gestação

Nutricionista / CRN 1 n° 9875
tatianaprmagri@gmail.com

 

Olá, meu nome é Tatiana Magri, sou Nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Fiz pós-graduação em Nutrição Clínica e Mestrado voltado para essa mesma área da Nutrição também na UFRJ. Estarei aqui neste espaço escrevendo sobre alimentação. O que você gostaria de saber? Mande-me sugestões e vamos juntas tirar algumas dúvidas. Para começar, gostaria de falar um pouco sobre a importância de se ter uma alimentação adequada durante a gestação.

A gestação é um período onde as necessidades nutricionais estão aumentadas tanto para a mãe quanto para o bebê que está em desenvolvimento. Por isso a preocupação com relação a alimentação é tão frequente e muitas dúvidas surgem nesse momento quanto aos alimentos que devem ou não ser consumidos.

É fundamental que se tenha uma alimentação saudável e de acordo com as suas necessidades individuais de modo a promover uma gestação segura. Desta forma, a alimentação deve ser adequada em qualidade e quantidade de alimentos capazes de fornecer os nutrientes essenciais como as vitaminas A,C, D, K, B12, ácido fólico e os minerais como cálcio e ferro dentre outros. A ingestão de leites e derivados, carnes magras, frutas e hortaliças contribuem para o fornecimento desses nutrientes em questão.

É importante que se perceba que este não é o momento de se adotar dietas restritivas ou que promovam o ganho de peso inadequado, pois isso pode trazer prejuízos a saúde da mãe e do bebê.