27.11.2017

Cuidados pós-sexo para evitar a infecção urinária. Entrevista para o Metrópoles

por: Thalia Maia
  Esses são sintomas de infecção urinária. Nas mulheres, o problema é frequentemente ligado a relações sexuais. Quem explica os motivos é a ginecologista Thalia Maia. Um deles tem a ver com a anatomia feminina. “A uretra da mulher é curtinha, a do homem é mais longa, por isso elas…
10.07.2017

Tem idade certa para colocar aparelho ortodôntico no meu filho?

por: Colunista convidado
Uma boa ideia, de acordo com a Sociedade Americana de Ortodontia, é obter uma avaliação ortodôntica para seu filho aos 7 anos de idade com um ortodontista, dentista com formação adicional, que é especializado em alinhamento e endireitar os dentes. A melhor época para o seu filho para obter aparelho…
12.06.2017

Você sabia que doenças na boca podem levar a dificuldade em engravidar?

por: Colunista convidado
Quando a mulher decide engravidar,  ela procura o obstetra ou ginecologista e faz uma série de exames para saber se está em condições de gerar o seu bebê com saúde e tranquilidade. Acontece que, para o corpo funcionar perfeitamente, todos os sistemas do nosso corpo devem estar bem cuidados e…
12.06.2017

Conheça os métodos contraceptivos de longa duração reversíveis:

por: Colunista convidado
Bastão contraceptivo:  O implante anticoncepcional é um pequeno bastão de cerca de 4cm de comprimento e 2mm de diâmetro, que é introduzido embaixo da pele do braço não dominante por meio de um aplicador descartável. O bastão contraceptivo atua impedindo gestação por liberar progesterona. Sim, ele é um método hormonal,…
31.05.2017

A saúde geral e bucal da mulher

por: Colunista convidado
Texto escrito por Dra Janine Barbosa Rodrigues Teixeira Você deve estar se perguntando : o que a minha saúde bucal tem a ver com a minha saúde geral? Um número cada vez maior de estudos relacionam as doenças da boca  com uma variedade de problemas que afetam a saúde geral da…
temas: Prevenção
15.05.2017

Candidíase, aquela que aparece sem ser convidada- Coluna Qual Farmácia

por: Colunista convidado
A candidíase é causada pela proliferação excessiva de fungos do gênero cândida. Apesar de fazer parte da flora vaginal natural, ela pode causar sintomas bastante inconvenientes, quando em quantidade aumentada. A candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmissível. Como disse, esse fungo faz parte da flora habitual da genitália. Além…
11.04.2017

Riscos e benefícios do consumo de chocolate

por: Colunista convidado
Texto escrito por Dra Tatiana Magri  Estamos a poucos dias da páscoa e já podemos ver uma variedade de ovos e barras de chocolate, caixas de bombons e outros produtos relacionados. Para quem gosta de comer esse alimento, passar pelos corredores de supermercados e lojas pode ser uma verdadeira tentação.
04.04.2017

Como não perder o sorriso durante a Páscoa!

por: Colunista convidado
Texto escrito por Dra Janine Barbosa Rodrigues Teixeira O Brasil é o segundo maior produtor de ovos de Páscoa no mundo, atrás apenas do Reino Unido, cuja produção é de em torno 30 mil toneladas. O consumo médio de chocolate, per capita no Brasil, é de 2,12 quilos por…
temas: Prevenção
21.03.2017

Você sabia que dores de cabeça podem ter causas odontológicas?

por: Colunista convidado
Texto escrito por Janine Barbosa Rodrigues Teixeira Enxaqueca, dor de cabeça ao acordar, dor no pescoço, dor nos ombros, muita gente sofre com esses problemas ao longo dos anos e não acha uma solução! Você sabia que essa solução pode ser encontrada muitas vezes dentro de um consultório odontológico? O…
temas: Prevenção
06.03.2017

Endometriose: informe-se, e mude sua história!

por: Colunista convidado
Texto escrito por Dr Alysson Zanatta: O que é endometriose?   Endometriose é a presença de lesões (nódulos, cistos líquidos, aderências) fora do útero que contêm células que se parecem com o endométrio, a camada uterina que se descama durante a menstruação (Figs 1 e 2). Apesar das células do endométrio…
17.02.2017

O que fazer se a camisinha estourar ? – 14 pontos que você precisa saber.

por: Thalia Maia
… A camisinha estourou! O que devo saber? Sim, existe risco real de infecção. Estamos falando de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo HIV, além do risco de gestação; Se rompeu, parar a relação sexual independente da via ser vaginal, anal ou oral; Confirmar se a camisinha ficou…
16.02.2017

Carnaval, beijo e odontologia

por: Colunista convidado
Texto escrito por Dra Janine Barbosa Rodrigues Teixeira Os batimentos cardíacos chegam a 150 por minuto, cerca de 29 músculos são movimentados e, em média, 12 calorias são perdidas em um beijo caprichado. Mas nem só de benefícios para o corpo é feito esse encontro entre os lábios. O beijo, pode transmitir…
temas: Prevenção
13.02.2017

Febre amarela: tudo que você precisa saber

por: Colunista convidado
 Texto escrito por Dra Lara Pereira Este é um tema que vem assustando muitas pessoas. Depois da Zica, Dengue e Chikungunya temos mais um vilão… a Febre Amarela. Mas porque a preocupação agora? Na verdade a Febre Amarela é uma doença infecciosa não contagiosa, com primeiro caso descrito no Brasil…
temas: Prevenção
24.01.2017

Implante hormonais: Gestrinona, muito mais do que um “Chip da Beleza”!

por: Colunista convidado
Texto escrito por Dra Carolina Adorno Olá! Meu nome é Carolina Adorno, sou médica ginecologista e obstetra, com prática em ortomolecular e a convite da minha amiga Dra. Thalia Maia, escrevo aqui. Para iniciar vamos falar sobre Implantes Hormonais, começando com a Gestrinona, o…
temas: Prevenção
10.01.2017

Saiba os motivos e as técnicas para exercitar os músculos do assoalho pélvico – Disfunções do Assoalho Pélvico

por: Colunista convidado
Texto escrito por Patrícia Diniz Todos nós queremos corpos saudáveis e bonitos. Músculos do abdômen, dos membros superiores e inferiores bem definidos são muito atraentes. Porém, se não forem exercitados regularmente, perdem sua beleza e se tornam flácidos. O mesmo acontece com os músculos do assoalho pélvico que também precisam ser…
06.01.2017

O que é Endocrinologia Ginecológica?

por: Colunista convidado
Texto escrito por Dra Marianna Salvio A endocrinologia ginecológica é uma área de atuação que resulta do casamento da Ginecologia com a Endocrinologia.  Ela estuda a ação dos hormônios e glândulas do corpo feminino, assim como suas patologias. Transição da infância para a puberdade e Transição do climatério para a…
05.01.2017

Alterações bucais durante o período menstrual

por: Colunista convidado
Texto escrito por dra Janine Barbosa Durante o período menstrual, a prevalência de doenças gengivais aumenta. Alguns pacientes podem queixar-se de sangramento gengival ou de uma sensação de tensão na região gengival nos dias que precedem o fluxo menstrual. Isso porque aumenta-se o nível de fluido gengival e com isso…
16.12.2016

O que é YOGA ?

por: Colunista convidado
Texto escrito por Maria Teresa Milanez É uma vivência prática, dinâmica e agradável. Você aprende de forma progressiva com exercícios respiratórios, técnicas corporais, descontração profunda (com reprogramação emocional) e técnicas de concentração e meditação. Em cerca de uma hora de prática otimiza a vitalidade, trazendo um nítido bem estar generalizado ao…
temas: Dia-a-dia
14.12.2016

Perder urina não é normal e existe tratamento.

por: Thalia Maia
Texto escrito por Dra Thalia Maia Incontinência Urinária significa não ter o controle sobre a saída de urina, perdendo urina sem querer. Isso pode ocorrer: quando a pressão abdominal aumenta com tosse, espirro, gargalhadas e a bexiga perdeu os mecanismos de controle e deixa escapar urina, ou pelo músculo da…
14.12.2016

Doenças da boca podem causar problema para o resto do seu corpo?

por: Colunista convidado
Texto escrito por  Dra Janine Barbosa R. Teixeira CRO 8930 A odontologia e a medicina estão intimamente ligadas. Sendo assim, cuidar bem dos dentes é o pontapé inicial para a prevenção de diversos problemas, dos mais simples até os mais complexos como o câncer bucal e doenças do coração. Com…
temas: Prevenção
02.12.2016

Qual a diferença entre Inseminação Artificial e Fertilização in Vitro?

por: Colunista convidado
Texto escrito por Taciana Fontes CRM-DF 13701 A reprodução humana ganhou muito espaço nos últimos anos. E com isso, as técnicas, medicações e aparelhagem tecnológica utilizadas nos tratamentos também evoluíram bastante. Os tratamentos para as mulheres inférteis são variados e devem ser…
30.08.2016

Dieta vegetariana

por: Tatiana Magri
São muitos os motivos que levam alguns indivíduos a adotar uma dieta vegetariana. Dentre eles podemos citar a religião, a preocupação com a ética e o meio ambiente e também com a saúde, já que diversos estudos recentes têm demonstrado a associação positiva de dietas vegetarianas com a redução de…
temas: Nutrição
24.08.2016

Acompanhe as entrevistas da Dra Thalia Maia

por: Thalia Maia
Audio da Entrevista sobre Higiene Íntima para Rádio Nacional de Brasília. Vídeo da Entrevista sobre Coletor Menstrual para TV Brasil. Vídeo da Entrevista sobre TPM no DF TV Rede Globo. Vídeo explicando o tema completa abordado no DF TV : Limitação do papel da mulher pela…
temas: Dia-a-dia
24.08.2016

O que é ser uma secretária?

por: Thalia Maia
Texto escrito por Tatiane Brito Quando falamos do que é ser uma secretaria ou recepcionista, pensamos logo em gentileza, respeito, atenção… Mas ser uma secretaria de fato bem sucedida engloba vários outros fatores do que apenas recepcionar clientes e ou pacientes, ligar e atender ligações… A secretaria é o…
temas: A Empresa
18.08.2016

O bebê chegou… Do sonho a realidade.

por: Clarissa Suassuna
Enfim, a espera acabou. Os nove meses se passaram e o momento do parto findou. É hora de beijarmos nossos bebês, de curtimos e olharmos admirando profundamente cada detalhe do seu corpo: mãos, pés, o contorno de sua boca. Esperamos ansiosamente por esse momento: único e mágico. Não existe emoção…
temas: Psicologia
10.08.2016

Congelamento de óvulos/preservação da fertilidade: Quem deve fazer e quando fazer?

por: Thalia Maia
Texto escrito por Andréa Damasceno Vieira Congelamento de óvulos/preservação da fertilidade: Quem deve fazer e quando fazer?  Hoje em dia, a idéia de se postergar a maternidade é cada vez mais comum, na maioria das vezes por motivos profissionais. As mulheres do mundo moderno desejam adiar a maternidade para primeiro alcançar…
temas: Prevenção
10.06.2016

Saiba um pouco mais sobre o IMC

por: Tatiana Magri
Nutricionista / CRN 1 n° 9875 tatiananutri@thaliamaia.com.br Muitos já ouviram falar sobre o IMC. Mas afinal o que é e pra que serve essa ferramenta? O IMC (índice de massa corporal), também conhecido por índice de Quetelet, é utilizado para a avaliação do estado nutricional em todas as faixas…
temas: Nutrição
10.06.2016

Menopausa e o Chá de folha de amora

por: Tatiana Magri
Você já ouviu falar no chá de folha de amora? Essa bebida tem sido cada vez mais divulgada, pois traz consigo diversos benefícios à saúde, principalmente aqueles relacionados a melhora dos sintomas da menopausa. Desta forma o seu consumo por mulheres nessa faixa etária tem sido mais frequente. Inicialmente vamos falar um pouco…
temas: Nutrição
10.06.2016

Menopausa – Como a alimentação pode ser sua aliada nessa fase.

por: Tatiana Magri
A chegada na menopausa traz para nós mulheres diversas dúvidas e anseios. É um período da vida que o nosso corpo passa por mudanças importantes podendo afetar nosso humor e até mesmo a rotina muitas das vezes em função de sintomas como as ondas de calor e irritabilidade, por ex. Nessa fase parece…
temas: Nutrição
07.06.2016

Exames Pré-nupciais: nos preparando para o casamento ou relacionamento.

por: Erica Medeiros
Hoje o post é inspirado em um momento muito especial que estou vivendo: a preparação para o casamento! E será voltado à todas as noivinhas e às mulheres que estão entrando em um relacionamento, e, querem fazer essa união de forma completa e segura. No primeiro momento a vontade é…
06.06.2016

9 Coisas que devo saber antes de ir à Ginecologista.

por: Thalia Maia
É importante destacar o que deve ser evitado nos dias anteriores ao encontro com a sua ginecologista. Leia atentamente e me envie sua dúvida caso não esteja aqui. 1- Separe seus exames do ano anterior com antecedência; 2- Faça uma lista de dúvidas para não esquecer na hora;…
temas: Jovens
01.06.2016

Higiene Genital – 11 passos para higiene íntima adequada

por: Thalia Maia
O objetivo da higiene genital ou higiene íntima é alcançar o bem-estar, prevenir infecções e evitar processos alérgicos com produtos inadequados, além da manutenção dos microorganismos da flora dessa região. A falta de higiene pode ocasionar coceira, queimação, fissuras, odor desagradável e secreção alterada, resultando no uso desnecessário de antibióticos…
temas: Dia-a-dia
31.05.2016

Papanicolau, preventivo, colpocitologia oncótica: o que é isso afinal?

por: Erica Medeiros
Dra Erica Medeiros – Ginecologista e Obstetra CRM DF 19320 Colpocitologia Oncótica??? Essa palavra tão grande e que às vezes causa estranheza, nada mais é do que o motivo da maioria das mulheres procurarem o ginecologista anualmente. Também conhecida como “Papanicolau” ou “Preventivo”. É a forma mais eficaz para se diagnosticar precocemente lesões…
temas: Prevenção
31.05.2016

Horário Especial noturno para Consulta Ginecológica

por: Thalia Maia
Nós mulheres muitas vezes deixamos de ir ao médico para estar no trabalho e não prejudicar o estudo. Seja por evitar um atestado ou por receber menos perdendo o salário proporcional daquele período muitas vezes sacrificamos nossa saúde. Para solucionar esse problema, estarei atendendo nas segundas à noite em horário…
30.05.2016

Falando sobre mulheres e a infecção urinária.

por: Erica Medeiros
Dra Erica Medeiros – Ginecologista e Obstetra CRM DF 19320 A infecção do trato urinário é uma das infecções mais comum nas mulheres, cerca de 25% das mulheres podem ter pelo menos um episódio durante sua vida. A forma mais comum deste tipo de infecção é a cistite, ou seja, infecção da…
temas: Prevenção
07.05.2016

Estupro: O que as mulheres devem saber?

por: Thalia Maia
Recebi um texto sobre o caso da menina violentada com absorvente interno e me deparei com a frase “As CONSEQUENCIAS EMOCIONAIS são mais intensas e complexas que AS MÉDICAS”. Será que isso está certo? Para as vítimas de abuso sexual QUE SOBREVIVEM é possível que as feridas emocionais sejam as…