12.06.2017

Conheça os métodos contraceptivos de longa duração reversíveis:

por: Colunista convidado
Bastão contraceptivo:  O implante anticoncepcional é um pequeno bastão de cerca de 4cm de comprimento e 2mm de diâmetro, que é introduzido embaixo da pele do braço não dominante por meio de um aplicador descartável. O bastão contraceptivo atua impedindo gestação por liberar progesterona. Sim, ele é um método hormonal,…
15.05.2017

Candidíase, aquela que aparece sem ser convidada- Coluna Qual Farmácia

por: Colunista convidado
A candidíase é causada pela proliferação excessiva de fungos do gênero cândida. Apesar de fazer parte da flora vaginal natural, ela pode causar sintomas bastante inconvenientes, quando em quantidade aumentada. A candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmissível. Como disse, esse fungo faz parte da flora habitual da genitália. Além…
08.03.2017

Conhecendo os tipos de métodos para evitar gestação.

por: Thalia Maia
Para escolher o melhor método contraceptivo é fundamental o conhecimento dos diversos tipos e consultar uma ginecologista. Assim é possível juntar o mais adequado ao seu estilo de vida, afastar os que não são indicados por possíveis efeitos colaterais, afastar os que não são indicados por alguma característica ou doença/sintoma…
24.02.2017

Ginecologia de carnaval: 10 principais dúvidas sobre DST’s – Coluna Qual Farmácia

por: Thalia Maia
O Carnaval chegou. Esse é um ótimo momento para relembrar os cuidados na hora da transa e  o que fazer quando suspeitar ter uma DST. Essas são doenças transmitidas através de relação sexual quando um dos parceiros está infectado. Sífilis, gonorréia, clamídia, cancro mole, tricomonas, condiloma acuminado (HPV), herpes, HIV…
21.02.2017

Sexualidade, preservativo e contracepção: o uso prolongado dificulta engravidar no futuro? – Coluna Qual Farmácia Fev 2017

por: Thalia Maia
O desenvolvimento de métodos contraceptivos permitiu o controle pela própria mulher do momento em que será gerado um filho. A mulher deixa de se preocupar com a possibilidade de procriação, tornando o ato sexual mais livre. Antes de tudo, preciso dizer que não sou defensora de método algum. É importante…
17.02.2017

O que fazer se a camisinha estourar ? – 14 pontos que você precisa saber.

por: Thalia Maia
… A camisinha estourou! O que devo saber? Sim, existe risco real de infecção. Estamos falando de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo HIV, além do risco de gestação; Se rompeu, parar a relação sexual independente da via ser vaginal, anal ou oral; Confirmar se a camisinha ficou…
17.01.2017

Ginecologista responde a dúvidas sobre sexo durante a menstruação. Entrevista para o Metropolés

por: Thalia Maia
Jornalista Leilane Menezes e Dra Thalia Maia (Entrevista Metropolés)   Menstruação ainda é um assunto cercado de tabus. Algo tão natural no corpo feminino pode gerar muitas dúvidas e preconceitos. A gente conhece mulheres adultas que ainda têm vergonha de entrar na farmácia para comprar absorventes, podem acreditar! Outras nunca ouviram…
24.08.2016

Acompanhe as entrevistas da Dra Thalia Maia

por: Thalia Maia
Audio da Entrevista sobre Higiene Íntima para Rádio Nacional de Brasília. Vídeo da Entrevista sobre Coletor Menstrual para TV Brasil. Vídeo da Entrevista sobre TPM no DF TV Rede Globo. Vídeo explicando o tema completa abordado no DF TV : Limitação do papel da mulher pela…
temas: Dia-a-dia
10.08.2016

Estou de dieta! E agora?

por: Tatiana Magri
Não é de hoje que quando ouvimos falar que alguém “está de dieta” logo pensamos que a pessoa está sofrendo com várias restrições alimentares. Isso porque o termo “dieta”, atualmente, tornou-se sinônimo de restrição alimentar e de comida sem graça e não prazerosa. Uma chuva de “não pode isso”, “não…
14.06.2016

Primeira Consulta Ginecológica – Quando?

por: Thalia Maia
Primeira Menstruação? Primeira Relação Sexual? Sangramento irregular? Cólicas? Secreção Vaginal Alterada? Ou Conhecer a ginecologista que irá acompanhá-la ? Criar um Vínculo. Acredito que o mais importante nesse primeiro contato é estabelecer um vínculo de confiança para que no momento que precisar de fato, ou estiver insegura com sintomas ou dúvidas,…
temas: Jovens
06.06.2016

9 Coisas que devo saber antes de ir à Ginecologista.

por: Thalia Maia
É importante destacar o que deve ser evitado nos dias anteriores ao encontro com a sua ginecologista. Leia atentamente e me envie sua dúvida caso não esteja aqui. 1- Separe seus exames do ano anterior com antecedência; 2- Faça uma lista de dúvidas para não esquecer na hora;…
temas: Jovens
01.06.2016

Higiene Genital – 11 passos para higiene íntima adequada

por: Thalia Maia
O objetivo da higiene genital ou higiene íntima é alcançar o bem-estar, prevenir infecções e evitar processos alérgicos com produtos inadequados, além da manutenção dos microorganismos da flora dessa região. A falta de higiene pode ocasionar coceira, queimação, fissuras, odor desagradável e secreção alterada, resultando no uso desnecessário de antibióticos…
temas: Dia-a-dia
30.05.2016

Falando sobre mulheres e a infecção urinária.

por: Erica Medeiros
Dra Erica Medeiros – Ginecologista e Obstetra CRM DF 19320 A infecção do trato urinário é uma das infecções mais comum nas mulheres, cerca de 25% das mulheres podem ter pelo menos um episódio durante sua vida. A forma mais comum deste tipo de infecção é a cistite, ou seja, infecção da…
temas: Prevenção
07.05.2016

Estupro: O que as mulheres devem saber?

por: Thalia Maia
Recebi um texto sobre o caso da menina violentada com absorvente interno e me deparei com a frase “As CONSEQUENCIAS EMOCIONAIS são mais intensas e complexas que AS MÉDICAS”. Será que isso está certo? Para as vítimas de abuso sexual QUE SOBREVIVEM é possível que as feridas emocionais sejam as…