Dicas de Saúde

06/06/2016

9 Coisas que devo saber antes de ir à Ginecologista.

É importante destacar o que deve ser evitado nos dias anteriores ao encontro com a sua ginecologista. Leia atentamente e me envie sua dúvida caso não esteja aqui.

1- Separe seus exames do ano anterior com antecedência;
2- Faça uma lista de dúvidas para não esquecer na hora;
3- Verifique a data da última menstruação, lembrando que é importante gravar o dia que inicia o sangramento e não só o último;
4- Faça xixi antes da consulta. O exame ginecológico pode acabar sendo desconfortável quando a bexiga está cheia;
5- Não realize ducha vaginal antes do exame. Isso irá prejudicar a avaliação do tipo de secreção vaginal, além de comprometer a coleta do exame preventivo do câncer de colo uterino. Realizar higiene conforme orientado no 11 Passos para higiene íntima adequada;
6- Evite relações sexuais um dia antes da consulta para não prejudicar a avaliação e coleta de material;
7- Não usar cremes vaginais três dias antes da consulta;
8- Depilação é opcional. Cada mulher deve optar pelo que sente mais confortável;
9- Caso a data da consulta de rotina caia durante seu período menstrual, tente trocar. Para coleta do papanicolau é melhor estar pelo menos 2 dias sem sangramento. Se não for consulta de rotina e tiver uma emergência ou a queixa for justamente o sangramento, vá assim mesmo. É possível ser examinada com sangramento e a coleta poderá ser realizada em outro momento.

Conte tudo a sua ginecologista, não tenha vergonha. A consulta é um momento de vocês para esclarecimento de dúvidas e muita orientação, não é só para tratar doença ou rastrear câncer. Quando foi sua última consulta? Não deixe de realizar seu check-up.